segunda-feira, 9 de junho de 2008

Perguntas com respostas ruins

Estava futucando o site da BOA FORMA e vi no forum algumas respostas que não gostei em algumas perguntas.

P. Na esteira, em uma velocidade relativamente alta, o que é melhor para emagrecer: andar rápido ou correr devagar?
R. Tanto faz", diz André Ibeas, proprietário da academia Ibeas Top Club, no Rio de Janeiro. Ele explica: "Você consome mais gordura na caminhada e mais carboidrato na corrida. Na primeira, o gasto calórico é maior durante o exercício. Em compensação, acorrida proporciona um aumento no metabolismo depois da atividade. Ou seja: é possível continuar gastando calorias mesmo em repouso". Já o uso dos músculos depende da intensidade da atividade. Quanto mais rápido for o seu ritmo, maior será o trabalho dos quadríceps, glúteos, panturrilhas e posteriores das coxas. Conclusão: fique com o exercício que gosta mais, sem esquecer que a corrida oferece maior risco de lesões.

P. Corrida envelhece?
R. Só se houver exagero", diz o médico ortomolecular Wilson Rondó Jr. A explicação é simples: 1% do oxigênio que inspiramos vira radicais livres, substâncias responsáveis pelo nosso envelhecimento. Durante um exercício intenso, respiramos mais e, portanto, a oxidação das células e a produção dos tais radicais é aumentada. "Feita com moderação, a atividade protege contra o envelhecimento. Mas quando é muito intensa, como corridas diárias de mais de uma hora, o resultado é invertido", explica Rondó. Uma dieta balanceada, com muitas frutas, verduras e legumes, alimentos ricos em antioxidantes, pode compensar o prejuízo.

P. Correr deixa os seios e bumbuns flácidos?
R. Sim. Os impactos repetitivos e intensos fazem com que seios e bumbum - partes mais pesadas e salientes do corpo - movimentem-se para baixo e para cima. Isso pode roubar a firmeza da pele, o que prejudica a sustentação dessas regiões. "Além disso, o tecido conjutivo que envolve as fibras musculares também pode sofrer com os deslocamentos sucessivos", diz o professor de educação física Almeris Armeliato, de São Paulo. Para evitar o problema, use um sutiã que dê boa sustentação às mamas e realize um treino localizado ou musculação para enrijecer o tecido muscular dessas regiões.

P. Exercício aeróbico elimina a massa muscular?
R. Depende. "Se você não se alimenta direito antes de treinar e, conseqüentemente, o nível de nutrientes como carboidrato e proteína, fundamentais para a construção dos músculos, está baixo em seu organismo, ele vai buscá-los nos músculos como combustível para os exercícios, e isso diminui a massa magra", explica Giovane Salvatore, coordenador técnico da academia Runner/Itaim, em São Paulo. O mesmo pode acontecer quando há excesso de malhação (são feitas, por exemplo, três ou quatro aulas seguidas). "Já se a sua alimentação é correta - de preferência, com refeições de três em três horas, incluindo todos os nutrientes necessários -, e o seu treino, bem equilibrado, não há esse risco", garante Giovane.

P. Qual aparelho é o mais indicado para ter em casa: bicicleta ou esteira?
R. Segundo o consultor de fitness Alméris Armeliato, a bicicleta é a melhor opção. "O impacto proporcionado pelo aparelho é menor, com menos risco de provocar lesões. E você pode regular a carga e trabalhar a musculatura da perna com mais intensidade", explica o especialista. Além disso, a bicicleta é mais confortável do que a esteira na hora de ler ou assistir televisão e ocupa menos espaço físico. Na hora da compra, escolha um fabricante que dê assistência técnica e um modelo que ofereça medidor de freqüência cardíaca, banco de gel (pois uma das desvantagens da bicicleta é o desconforto), presilha no pedal e um bom prazo de garantia.



Coloquei aqui para ser um alerta e não para desanimar!!!

Então vamos nos alimentar direitinho e não esquecer da musculação para deixar tudo durinho e no lugar rsrsrs

2 comentários:

Carlinha Fernandes disse...

Ui fiquei com medo da bunca cair, rsrs, peito nem me preocupo , não tenho nada mesmo, rsrs, bjosss

Healthy Woman disse...

Oi amiga
Acho que os medicos qdo dao estas dicas falam mais para um pessoal que se considera mediano em termos de exercicos e mais para o povo nao sair se quebrando.
As vezes chego a achar que a caminhada compensa mais, mas acho tao relaxante e desafiador correr.
Tambem considero que seja mais que importante a gente fazer a musculacao para proteger!!! E nunca esquecer do top bem reforcado!!!
BJS
VICK