sábado, 21 de junho de 2008

Como arranjar tempo para correr?

Meninas,

Estou tensa!

Troquei o meu treino na academia porque vi que estava ficando sem bunda e molinha. Correr faz secar, mas não faz ficar durinha.

Só que o tempo que eu tenho para malhar é a hora do almoço.
1h30 para:
* ir para a academia
* trocar de roupa
* aquecer
* malhar
* tomar banho
* me arrumar
* almoçar


Eu malhava seg, qua e sex. Quando comecei a correr, corria seg, qua e sex e malhava quando dava. Seg e qua até dava para malhar um pouco. Mas sexta nunca dava pq a corrida era longa.

Agora fiz um treino que malho:
seg - inferior (almoço) + corrida* (noite)
ter - superior (almoço)
qua - inferior + corrida* (almoço)
qui - OFF - dia de fazer massagem na hora do almoço e unhas depois do trabalho

sex - superior + corrida* (almoço)

E corrida ao ar livre no sab ou dom também.


O problema é que qua e sex tenho que correr e malhar! Mas pelo que vi nessa qua e sex não dá tempo para correr! Só sobrou 15 minutos para correr tanto na quarta quanto na sexta. Fiz 3 min caminhada + 10 min corrida + 2 min caminhada nesses dias. O que fiz para potencializar a corrida foi aumentar a velocidade. Na qua corri a 8,0km/h e na sex corri a 8,5 km/h. Deu para dar uma suada boa! Mas sinto falta de correr mais tempo.

Como não malhei seg nem ter por conta da Dona M, como dia a Carlinha rs, não sei se fica tranquilo correr a noite depois de ter malhado perna no almoço. Na qua, foi o primeiro treino novo de inferior. Nooossaaaaa... Fiquei com dores até ontem! Não conseguia nem sentar! kkkk Ai tomei um dorflex para dormir ontem. Acordei melhor ;-)

Ontem de manhã brotou uma dor no pescoço, na lateral esquerda, tipo torcicolo. Não faço a mínima idéia do que seja. O único esforço que fiz na quinta, foi levantamento de copo :-p (isso mesmo... ). Aí ontem malhei superior. Chegou a noite, estava doendo e, como disse antes, tomei o dorflex. Acordei melhor dessa e das outras dores. Só que depois de dar uma de Maria hoje cedo, faxinando a casa, fiquei sentindo muita dor de tarde. Eduardo fez massagem ainda agora, aí eu melhorei um pouquinho...

Mas sério...
Estou assustada.
Pq quero correr, mas tb quero malhar!
Mas kd tempo?
O que faço?

Vou correr amanhã! Logo que acordar!
Sábado para mim está sendo difícil, pq minha vida de Maria aos sábados me deixa morta :-S

E como andam a corrida de vcs, meninas??? Estão conseguindo levar a segunda parte do Desafio?

Só agora postando que me toquei que já tem mais de um mês que começamos o Desafio. Então amanhã de manhã, vou tirar minhas medidas e ver como estou! Façam o mesmo!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Toda atrapalhada

A corrida de ontem foi engraçada:
Primeiro que todas as minhas roupas de ginástica estavam lavando e coloquei uma calça de lycra que fica meio apertada na, hã.. bem vcs sabem, fica aquele visual capô de fusca. Aí coloquei uma camiseta bem comprida e tudo bem.
Depois esqueci minha garrafinha de água em casa e tive que correr a seco. A esteira que eu escolhi parou DUAS VEZES sozinha, no meio da corrida! Ai que raiva!
Tive que mudar de esteira pra completar meus 5 km. Ontem foi só isso a minha malhação.
Estou pensando em ir correr de manhã, pra não ter desculpas de faltar por causa de trabalho, ou qq outra coisa. Semana que vem fare isso.

E aí, como estão as corridas meninas? Faz tempo que vcs não escrevem, to curiosa.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Treino diferente


Ate aqui ja fiz dois treinos para esta semana, mas nao fiz exatamente como o programa manda (alias, nunca segui o cronograma do programa mesmo... rs).

Ontem meu treino teve duracao de 50 min intercalando 9 min de corrida com 1 min de caminha + 5 min de caminhada pra aquecer e 5 pra esfriar.

O treino de hoje eu estava disposta a fazer um trieno similar, mas estava com pouquissima energia e muuuita fome (pra quem nao sabe, eu corro em jejum)... acho que o fato de ter demorado a pegar no sono (excitada com muitas coisas que estao acontecendo na minha vida, estou bem animada e isso me fez rolar na cama pensando nas coisas que preciso fazer, no presente, no futuro e por ai foi ate que acordei hj as 6hs da manha com o despertador, mooorta de sono, mas levantei e fui correr.

Nao cronometrei o treino, mas corri um percurso de aproximadamente 4,5 Km + 10 min de caminhada ate o local e 15 min de caminhada de volta pra casa (parei no supermercado pra comprar frutas e pao integral).

Kd a mulherada do desafio? Se perderam no parque meninas??? rs


Vontando a estaca zero...

Ola companheiras do desafio!

Desde o incio da publicacao do desafio da boa forma vinha acompanhando, participando e superando minhas proprias expectativas.

Na semana passada tive que viajar a trabalho e acabei ficando 4 dias sentada e comendo o que dava.

Cheguei em casa cansadissima e somente retomei o desafio hoje. Resultado: Perdi meu condicionamento fisico.

Fiz assim: Andei 40 minutos. Somentei caminhei rapido. Amanha vou retomar a corrida. Caminhei porque estava com dores no ombro e no braco e nao quis ficar chacoalhando.

Bjs e muita energia!

Frida
http://diariodefrida.blogspot.com/

Vitória - corrida de ontem

Ontem na academia fiz minha corrida de 5 km em 32 minutos. Corri entre 10 km (os primeiros 2 km) e 9,5 a 9. Suei viu! Agora vou tentando aos pouquinhos melhorar o tempo, e no final de semana volto a correr no parque. Não sei como vou fazer pra marcar a distância, já que nesse lugar não tem marcação. Tem umas plaquinhas no chão mas está tudo bagunçado, vou ter que ir pelo tempo mesmo.
Aliás, depois da minha corrida no parque fiquei sentindo uma dorzinha na parte da frente da canela, e também quando dobro o pé. Acho que foi por conta das subidas e descidas, pois quando caminho em algum declive, sinto a dorzinha. Mas nada que incomode muito.

E vcs meninas como estão na segunda parte do desafio? Estão seguindo o que a revista fala ou adaptando pra cada uma?

terça-feira, 17 de junho de 2008

Devendo um post

Oi meninas, to por aqui, nao desisti do desafio nao!!

Semana passada corri 3 dias, como tinha falado que ia fazer, mas pensando bem, desafio eh desafio e sempre tem um dia que nao tem tanta corrida. Vou seguir com os 4 dias por semana.

Nem corri ontem nem hoje de manha - peguei uma gripe e hj ainda nao tava me sentindo com forcas pra sair pra correr, mas depois do meu super cafe da manha ja estou me sentindo bem melhor e vou arranjar um tempinho pra ir correr mais tarde.

To seguindo firme com a musculacao (ontem mesmo doente fui, mas so fiz o treino, nada de aerobico) e aquelas 2 semanas de alimentacao errada foi pessimo pros meus musculos. To me sentindo meio flacida... vou pegar mais pesado do que nunca na musculacao e seguir com as corridas.

Ja voltei com minha rotina saudavel, malhando, me alimentado bem, comendo nos intervalos certos, etc. Estou voltando a me sentir bem novamente! ;)


segunda-feira, 16 de junho de 2008

Primeiro Dia do desafio da corrida

Hoje foi meu primeiro dia no desafio da corrida, nossa não aguentei correr como manda a tabela mas fiz o que pude, depois da corrida fui andar de bike.
Eu fiz : 5 caminhando e 5 corrida foi só o que consegui por hoje mas amanhã é outro dia e vou conseguir mais esses objetivo.

O que aprendi sobre corrida

Oi meninas!
Ai a parte 2 do desafio tá punk pessoal! Mas nós não vamos desistir, né?

Hoje vou falar um pouquinho sobre o que aprendi na pele sobre corrida, até agora:

1. Aprendi que devemos respeitar os limites do nosso corpo SEMPRE. Cansou? Vá mais devagar. Doeu? Pare. Se não, a corrida se torna uma tortura e a gente fica a um passo de desistir.

2. Aprendi que comer muito antes de correr é uma péssima idéia. Se a refeição for grande (almoço, jantar) tenho que esperar no mínimo 3 horas pra fazer a digestão. Antes de correr como alguma coisa leve como fruta ou torrada. Alimentação faz toda a diferença no nosso desempenho.

3. Aprendi a ser mais paciente. As vezes o tempo demora a passar na esteira. Também tem que ter paciência para não querer fazer tudo de uma vez. Teve épocas em que aumentei apenas 2 mintuos por semana do meu tempo na corrida, até chegar a 1 hora que hoje faço apenas uma vez por semana.

4. Aprendi que música animada ajuda muito na corrida!

5. Aprendi que alongamento é tudo depois da corrida.

6. Ainda estou aprendendo - a duras penas - que o que devo fazer é emagrecer PARA correr melhor, e não correr para emagrecer. A corrida está no meu foco agora, e não mais perder as banhas. Em breve vou falar mais sobre isso.

Beijão a todas. Seja bem vinda Frida!
Hoje aumentaremos 5 km na nossa kilometragem.

Frida no Desafio

Ola garotas!

Sou nova aqui no desafio.
Mes passado li o desafio na Boa Forma e estou fazendo. Procuro correr 3 vezes na semana e seguir da maneira como meu corpo aguenta o desafio.
Minha resistencia tem aumentado e tambem minha disposição.
Virei aqui todos os dias contar minhas experiencias.

Convido todas para me visitar> http://diariodefrida.blogspot.com/

Desafio da Corrida - Parte 2

E foi dada a largada!
Vamos que vamos!

***
Treino a toda prova

O ritmo vai se tornar mais intenso. O programa elaborado por Wanderlei de Oliveira, técnico de atletismo da Corpore (Corredores Paulistas Reunidos), agora é focado na distância percorrida e não no tempo de exercício. “Você tem que se preocupar em cumprir o percurso, não importa o quanto vai demorar”, diz. O objetivo é aumentar a resistência e a capacidade de suportar o ritmo da corrida.

Continue seguindo a rotina de exercícios localizados para fortalecer os músculos e não esqueça o aquecimento antes do treino e o alongamento depois, para prevenir lesões. Controle os batimentos cardíacos, correndo sempre entre 60 e 70% da sua freqüência cardíaca máxima. A maioria dos trajetos deve ser feita em locais planos – a não ser quando for indicado percurso variado. Aí, você terá que encarar, além das retas, subidas e descidas. “Correr em terreno inclinado pode ser uma tarefa árdua, porém vai acabar ajudando você a melhorar a performance inclusive no plano”, completa Wanderlei.

Este mês, ele sugere dois treinos diferentes: fartlek (intervalado) e um teste de 3000 metros em pista de atletismo, como parte da preparação para a competição de 10 quilômetros que você estará pronta para encarar no final do programa. Nesses treinos mais rápidos, é ideal que você corra entre 80 e 90% da sua freqüência cardíaca máxima.


De olho no terreno

O local faz toda a diferença durante o treino. Por isso, o ideal é intercalar a prática em superfícies variadas para diminuir o perigo de contusões e fortalecer diferentes grupos musculares.

ASFALTO: é o piso mais rápido, mas oferece o maior risco de traumas (grama, terra ou areia dura baixam em até 80% o impacto sobre as articulações). Para quem está acima do peso, não é aconselhado, pois tende a exigir demais dos joelhos e da coluna.

GRAMA: o ritmo é reduzido, porém você faz bastante força para correr, queima mais calorias e melhora a resistência. É um piso bom para aquecer e desaquecer os treinos no asfalto.

AREIA DURA OU TERRA: o terreno irregular pode aumentar o risco de torções. Em compensação, você terá que se esforçar muito, o que vai detonar calorias e deixar coxas, panturrilhas e glúteos mais firmes.

ESTEIRA: os equipamentos modernos são capazes de reproduzir vários tipos de piso (macio, normal ou duro) e simular subidas e descidas. Ainda assim, o ideal é você combinar com treinos ao ar livre, pois a irregularidade do terreno e a resistência do vento ajudam a melhorar o desempenho.


Teste de 3000 metros

O principal objetivo é colocar à prova o seu nível técnico numa pista de atletismo, para que você tenha noção exata de como está fisicamente e possa aprimorar a qualidade do treinamento. “Todas as prefeituras têm centros esportivos com pista de atletismo ou parques públicos com trajeto demarcado”, garante Wanderlei. Você deve correr a distância preestabelecida perto da sua velocidade máxima. Nesse teste, é possível avaliar a capacidade de suportar o ritmo (velocidade), além de descobrir seus pontos fortes e fracos. Lembre-se de que 3000 metros na pista de atletismo corresponde a 7 voltas e meia (em pista oficial, de 400 metros).

Confira o seu nível de treinamento conforme o resultado do teste.
Excelente: de 11min30s a 13min30s
Ótimo: de 13min31s a 18min30s
Bom: de 18min31s a 21min30s
Regular: de 21min31s ou mais



Treino Fartlek

É um termo usado no atletismo para denominar o treinamento intervalado sem distância preestabelecida. Por duas vezes, você fará esse tipo de treino, com alternância de corridas rápidas com leves. Você vai correr 1 minuto forte e depois 1 minuto lento por uma determinada quantidade de vezes.

Para saber a intensidade certa, confira a tabela de percepção de esforço.
Corrida leve: média de 8 km/h, é um trote, com passadas curtas e respiração normal.
Corrida rápida: média de 10 a 11 km/h, o exercício se torna muito cansativo e a respiração fica bem ofegante.



Veja a seguir o treino sob medida para as próximas 4 semanas.

Calendário de treinamento do Desafio da Corrida

SEMANA 1

2a feira - 16/06/2008
5 km gasto calórico: 300 cal

4a feira - 18/06/2008
5 km
gasto calórico: 300 cal

6a feira - 20/06/2008
5 km
gasto calórico: 300 cal

sábado - 21/06/2008
8 km
percurso variado
gasto calórico: 530 cal

SEMANA 2

2a feira - 23/06/2008
6 km
gasto calórico: 400 cal

4a feira - 25/06/2008
6 km
gasto calórico: 400 cal

6a feira - 27/06/2008
6 km
gasto calórico: 400 cal

sábado - 28/06/2008
8 km
percurso variado
gasto calórico: 530 cal

SEMANA 3

2a feira - 30/06/2008
fartlek: alterne 1 minuto de corrida rápida com 1 minuto de corrida leve por 8 vezes
gasto calórico: 400 cal

4a feira - 02/07/2008
7 km
gasto calórico: 460 cal

6a feira - 04/07/2008
7 km
gasto calórico: 460 cal

sábado - 05/07/2008
9 km
percurso variado
gasto calórico: 600 cal

SEMANA 4

2a feira - 07/07/2008
fartlek: alterne 1 minuto de corrida rápida com 1 minuto de corrida leve por 10 vezes
gasto calórico: 430 cal

4a feira - 09/07/2008
teste 3000 metros
pista de atletismo

6a feira - 11/07/2008
8 km
gasto calórico: 530 cal

sábado - 12/07/2008
9 km
percurso variado
gasto calórico: 600 cal

Standby

Infelizmente não corro de verdade desde quarta feira :-S
Sexta, foi "apresentação"da minha nova série na academia. Ai só corri 7 minutinhos. Não dava para correr mais nada.
Sábado, meu dia de Do Lar, não tive tempo para correr antes de ir ao salão pintar o cabelo. Depois é óbvio que nao fui correr né?! rs
Domingo, acordei de ressaca total. Bebi todas na casa de uma amiga. Enfim, não tive pique para correr.
E hoje para completar, acordei com uma colica absurda. Nem fui trabalhar. Estou em casa. Muita dor nas costas.

Espero que até o fim da tarde eu esteja melhor, para ir correr na praia.

E vcs? A quantas andam?

Vou postar o desafio parte 2. Está punk!!!

Mas... Vamos que vamos!!! rsrsr