terça-feira, 20 de maio de 2008

Andrea e a corrida

Ola pessoal!!

Estou mto feliz pq fui aceita pra participar do Desafio de Corrida.

Pra quem nao me conhece, eu me chamo Andrea, moro nos Estados Unidos ha pouco mais de 2 anos e aaaamo corrida. Adoro atividade fisica de qqr especie, gosto de me mexer, ser ativa, me sentir viva.

Eu sou adepta da corrida ha algum tempo ja. Na realidade descobri a corrida em 2006, qdo resolvi me exercitar de alguma forma pra emagrecer (engordei horrores por causa de um anticoncepcional que tomei aqui nos EUA e por maus habitos alimentares mesmo).

Qdo resolvi comecar a correr, decidi que a meta seria conseguir correr por 30 minutos direto, 6 vezes por semana. Me empolguei toda, o clima ja tava quente aqui, verao na porta e eu uns 8kg acima do meu peso normal. Numa segunda-feira, coloquei meu tenis de corrida, uma roupa fresquinha e sai as 6hs da manha pra minha primeira aventura num parque perto da casa que eu morava na epoca. Comecei a correr e depois do segundo minuto nao pude acreditar no estado que minha condicao fisica se encontrava. Consegui terminar 5 minutos, morrendo...

Fui aumentando aos poucos, tipo 1 ou 2 minutos, no maximo, por dia. No final da segunda semana estava conseguindo correr 10, num ritmo ja mais acelerado. Descobri minha paixao por corrida de "alta velocidade" (se eh que esse termo existe... rs). Entao era isso que eu fazia: corria por 10 min, o mais rapido que eu podia... o coracao so faltava sair pela boca qdo terminava, mas eu amo essa sensacao de estar puxando, ultrapassando meus limites... continuei assim foi por alguns meses. Qdo o verao finalmente chegou, minhas pernas estavam torneadas, ficaram mais bonitas, mas eu ainda tava beeem cheinha, o peso nao baixava pq comia mto mal, entao meu corpo nao era definido, nem enxuto como eu queria... demorei mto pra aprender a fazer as coisas certas. Naquele momento so pensava em fazer dieta pra emagrecer e comia muuuita coisa que nao deveria.

Como aqui chove mto o ano todo, exceto no verao, qdo comecou a chover eu continuei correndo por umas 2 semanas, mas ai comecou a esfriar e ja nao tinha mais a disposicao pra continuar... parei de correr, passei uns 5 meses sem fazer NADA de atividade fisica e qdo me mudei, no final de 2006, me matriculei numa academia. La continuei correndo na esteira... corria da mesma forma, gostava de intervalar, correr super rapido, por no maximo 20 minutos, tbm mais do que isso nao aguentava. Uma vez me arrisquei correr por 5km e fiz em pouco mais de 30 minutos. No dia seguinte meu joelho reclamou... sabia que precisava exercitar os joelhos, mas com medo de machucar e nao poder mais pedalar ou me exercitar (o que amo), desisti da corrida de longa distancia e voltei a fazer o que fazia antes, corria por pouco tempo e rapido, assim nao tinha tanto impacto por tanto tempo nos joelhos... continuei fazendo musculacao e pouco aerobico. Meu corpo ficava cada vez mais musculoso e nada de enxugar, pq eu comia maaaal!

Fui para o Brasil passar ferias em Agosto de 2007... 3 meses na minha terrinha gostosa, Joao Pessoa, reaprendi a comer, voltei aos velhos habitos alimentares, reduzi drasticamente o consumo de acucar e massa, que ate entao eram os meus maiores problemas e entrei numa academia na mesma semana... emagreci qse 6kg nesse periodo de ferias e descobri que o problema nao era o joelho, era a forma como executava a atividade fisica, pq la fazia aulas de spinning 5x/por semana, que exige mto dos joelhos. Neste mesmo periodo, parei com a musculacao. Sequei horrores e claro que perdi musculo junto... perdi bunda, perna tudo!

Voltei para os EUA em Novembro de 2007, resolvi mudar de academia, pq a que eu frequentava os aparelhos nao eram la tao modernos. Nessa nova academia, voltei a fazer musculacao de forma correta, de modo que eu nao fosse "crescer" mto e a correr na esteira. Intensifiquei o aerobico o resultado foi otimo! Sequei ainda mais, ganhei uma certa definicao, mas ainda assim nao conseguia manter uma rotina de corrida e a gordura localizada na minha barriga tava me incomodando mto - hj sei pq era tao dificil perder, por causa da alimentacao; nao tinha mta consiciencia alimentar e apesar de saber o que fazer, mtas vezes cedia aos meus desejos por chocolate.

Foi qdo li um livro onde o autor falava que a melhor forma de perder gordura era se exercitar em jejum. E nem precisava ser atividade pesada nao, so uma caminhada rapida, 20 min, 6x/semana ja resolvia. Depois de mto relutar, resolvi tentar!

Dessa vez, nao esperei a segunda-feira chegar... comecei em plena quinta-feira. Acordei as 6hs da manha e sai, morrendo de medo de ter um troco... rs Como de costume, comecei num ritmo acelerado e depois de 10 minutos a energia acabou. Puxei mto, me esforcei demais e nao tive energia suficiente pra terminar. Voltei pra casa, um pouco frustada, mas nao pensei em momento nenhum em desistir. Se tanta gente consegue, pq nao eu??

Pensei no que tinha feito, como havia corrido e ai deu o clique de que tinha corrido mto rapido e claro que apos tantas horas sem comer e sem glicose pra queimar eu ia queimar rapidinho o resto do que quer que eu tivesse que estivesse me dando energia. Resolvi no dia seguinte correr num passo mais lento, so trotando mesmo. Assim o fiz! Deu certo, consegui correr os 20 min. No dia seguinte idem, e a partir do terceiro dia percebi que foi ficando mais facil. Domingo descansei e na segunda voltei a correr. Percebi que tava cheia de energia (talvez seja o cha que eu tomo antes de sair - r.n.a, com po de guarana da Herbalife) e que conseguia correr mais ate do que 20 min, mas me limitei a ficar nos vinte minutos.

Ja venho nesse ritmo ha mais de 3 semanas, nao falto minha corridinha POR NADA NESSE MUNDO. Faca chuva ou faca sol! Pulo da cama na hora que o despertador toca (5h55) e nem penso, me visto e saio. Dessa forma, se algo acontecer durante o dia, imprevistos, compromissos, etc, e eu nao possa me exercitar pelo menos a corridinha da manha eu fiz! E a disposicao que tenho durante todo o dia?? Nossa eh mto bom... quero manter esse habito pelo resto da minha vida. :)

Hoje resolvi que ja tava na hora de correr um pouquinho mais, pq os 20 min estavam bem faceis e estiquei a corrida ate os 30 minutos. Foi otimo! E sem saber fiz ate mais do que o desafio pede... rs

Uma coisa eu digo pra quem esta interessada em correr ou quem ja esta correndo. Se vc se alimentar corretamente, evitar acucar e alimentos preparados com farinha de trigo branca (esses sao OS VILOES), consumir gorduras do bem, alimentos integrais, bastante verdura, salada, frutas e proteina vcs transformarao o corpo de vcs! Outra coisa, comece devagar... nao va com mta sede ao pote, pq esse eh o motivo de mta gente desistir tao rapido, elas querem correr de cara 30 minutos, ao inves de comecar com 2 minutos. Correr nao eh facil, requer mta resistencia fisica, pique, que se vc era sedentaria antes, nao tera. Portanto, comece devagar, intercalando caminhada com corrida. Acho que essa eh a melhor forma de se comecar.

Tbm, juntamente com o inicio da corridinha matinal, tirei da minha alimentacao todos os alimentos que me faziam mal. Pelo menos no dia-a-dia nao os como: derivados de leite (tenho intolerancia a lactose, mas era teimosa e comia mesmo assim), chocolate (cafeina em geral - me da enxaqueca) e frutos do mar... Vou fazer uma montagem com uma foto que tirei 1 semana antes de voltar pros EUA e uma que tirei ontem.

Eu ja estava magra antes de comecar a correr, mas depois de um tempo correndo eh impossivel nao perceber como meu corpo enxugou, esta mais harmonioso, com aparencia de quem realmente pratica atividade fisica, mais atletico e eh assim qeu gosto e me sinto bem, apesar de nao estar nem perto de onde quero chegar... rs eu tenho uma certa mania de perfeicao, nada descontrolando nao, fiquem tranquilas! ;)

Apesar de estar participando do desafio, minha meta com o desafio nao eh seguir exatamente o que o programa manda (ou seja, correr so 4x por semana, pq eu ja tenho o habito e a rotina de correr 6x/semana), ate pq ja tenho resistencia pra correr direto, sem precisar caminhar, mas sim aumentar meu tempo de corrida, por exemplo, vou seguir os tempos recomendados nos dias do planjamento, nos dias seguintes correrei por 20-30 min, como ja venho fazendo.

Entao eh isso! Esta sou eu... amante de esportes e da natureza. Hoje em dia nao corro mais em esteira, a menos que nao tenha mesmo como correr na rua... hj mesmo tava caindo um diluvio enqto corria... uma delicia, pq nao tava frio... nao tirava o sorriso do rosto, so conseguia agradecer a Deus pela dadiva da vida, pela coragem de fazer as coisas que me proponho, pela disciplina e por poder usufruir da maravilha que eh o planeta terra!!

Bora correr galera, pra ter mta saude e secar geraaaaaaaaaal!!! :)

PS1. Minha nova meta eh este ano ainda participar de uma corrida de 10km.

PS2. Mil perdoes pelo post enorrrme, mas achei interessante que vcs soubesse de onde "eu venho" com a corrida e pra onde "estou indo" e contar a minha historia faz parte desse conhecimento. :)


5 comentários:

Thais disse...

Nossa, Andrea! Melhor post impossível!
Agora estou mais motivada ainda!
Amei!

So me esclarece uma coisa: vc corre de manha sem comer nadica de nada? Nem um malto para dar disposição? nada?

Beijinhos!

Andrea disse...

THAIS, NAO COMO NADINHA NAO... BEBO UM COPO DE 200ML DO CHA QUE COMENTEI NO POST E SO!
TBM TAVA MEIO INCREDULA DE QUE ERA CAPAZ DE FAZER ISSO DE ESTOMAGO VAZIO, PRINCIPALMENTE DE MANHA, PQ SEMPRE FUI SUUUPER FOMINHA DE MANHA, ERA DO TIPO QUE ACORDAVA E JA IA DIRETO PRA COZINHA, SENAO TINHA UM TROCO, FRAQUEZA MESMO... RS
TA DANDO CERTO, NAO SINTO FRAQUEZA NENHUMA, MAS PERCEBO QUE QDO NAO COMO BEM NO DIA ANTERIOR O NIVEL DE ENERGIA TA MAIS BAIXO, ENTAO TEM QUE MANTER UMA ALIMENTACAO BALANCEADA DURANTE TODO O DIA, NAO PASSAR MUUUITAS HORAS ANTES DE DORMIR SEM COMER, NEM COMER ANTES DE IR PRA CAMA.. TEM QUE TER UM BALANCO (TIPO, 3 HORAS ANTES DE DORMIR TA BOM PRA ULTIMA REFEICAO). SEM CONTAR QUE TU VAI ACORDAR COM A BARRIGA SUPER SECA.
EU TBM EVITO CARB DEPOIS DA ULTIMA REFEICAO. CARB SO ATE A HORA DO JANTAR, QUE OCORRE CEDO, GERALMENTE (MAX 19:30HS)...
SE FOR TENTAR ME DIZ DEPOIS... ;)

Jana disse...

Corro em jejum a tempo, acordo as 5:30, tomo meu chá verde e vou para a academia, quando chego em casa tomo um café reforçado rico em proteina pra dar uma melhorada, mas não consigo correr legal quando como.

BJU

Anônimo disse...

Nossa, correr na chuva! Vc é minha "ídola" rs.... nunca que eu faria isso...
Esse post ajuda a motivar a gente, parabéns amiga!
Ah, aí do ladinho tem a idade de todo mundo, falta a minha: tenho 29 anos.
bjos

Anônimo disse...

Vi o comentário de vocês no meu blog (http://boaforma.abril.com.br/blog_corredora/#) adorei!!!!
Estou super animada e amei o blog de vcs. Vamos sempre trocar idéias tá? Não deixem de comentar, podem colocar dúvidas lá no blog que eu vou atrás das respostas ok!?
Imagina que legal todos nós juntas na corrida de agosto. Vai ser um mega sucesso!
Beijos, Jaque