quinta-feira, 29 de maio de 2008

Desafio da Vick - Dor no diafragma

Ola meninas!!!

Nao andei bem estes dias, mas hoje voltei com a corda toda!!!

Hoje acordei as 7:00 da matina, ontem deixei separada a minha roupa e adivinhem: - FUI CORRER!!! E a primeira vez que faco isso em toda a minha vida!!! Nunca fui de me exercitar de manha! Pulei da cama, coloquei minha roupa, meu tenis, tomei uma pastilha de CLA e L-cartinina e la fui eu, fiz a etapa do desafio corrida da semana. Total de 40min!

Tiveram horas que senti um pouco de dor no diafragma. A Andrea tbem disse que sentiu isso!!! Esta dor tbem e conhecida por dor de burro hehehe e tecnicamente de FRENALGIA ... Olhe o que eu achei sobre...
Obs: Diafragma faz parte do aparelho respiratorio e nao estou me referendi aquele metodo anticoncepcional naoooo!!!
“Dor de Burro” – Como a evitar
Como se deve proceder quando a incomodativa "fuga" ataca durante a corrida.
Este é um dos maiores problemas dos atletas de alta competição, bem como, também ataca o mais despreocupado atleta de pelotão.
A dor situa-se debaixo da zona torácica, num dos lados, embora seja mais frequente no lado direito devido ao fígado que é o maior órgão da zona do diafragma. Esta dor pode ter uma altura variável e pode aparecer durante a alta competição ou durante um simples treino. A principal causa para o aparecimento da chamada dor de burro deve-se à falta de oxigénio no organismo.
Existem alguns médicos que defendem que esta dor está relacionada com o diafragma, devido a respiração deficiente que é feita durante um determinado esforço. Outros defendem que a “dor de burro ou fuga” deve-se há congestão do fígado. Este segundo tipo de dor poderá ser causada devido à excessiva pressão a que o estômago está sujeito durante a prática de desporto.
O atleta deve ter em conta o seguinte:
1.Diminuir a intensidade do treino.
2.Inspirar várias vezes de forma profunda.
3.Massajar com a mão o sitio onde sente a dor.
4.Expirar, esperando um pouco sem inspirar
5.Gritar muito alto.
Falando nisso, como voces respiram durante a corrida??? Eu procuro respirar so pelo nariz, se eu usar a boca na respiracao, ai da esta dor na certa!!!

Cheguei em casa, tomei banho, tomei cafe da manha e depois vim trabalhar de bike, mais 20min pedalando :)

Amanha eu posto as medidas que eu tirei ha uns dias atras!!!

Bjs
Vick

4 comentários:

Carlinha Fernandes disse...

Nossa que informações legais , eu tbm respiro pelo nariz, qdo respiro pela boca me sinto mais cansada sei lá pq, rsrs, bjos..

Andrea disse...

Eu nunca reparei 100% como respiro nao, mas inpiro pelo nariz e boca juntos, corro de boca aberta... eu nao rendo se respirar so pelo nariz... e expiro pela boca, eu acho. Vou prestar atencao hj.
Mto legal o post, origada por dividir essas informacoes. :)

Thais disse...

Segundo minha alergista eu tenho um pequeno desvio de septo. Isso faz com que eu tenha dificuldade em respirar.

Nos treinos faço o seguinte:
- Na caminhada, respiro normalmente sem me preocupar.
- Dois minutos antes da corrida, começo a fazer uma respiração "forçada": inspiro pelo nariz muito forte e expiro pela boca. Isso cansa um pouco, mas faz com que meu batimento cardíaco caia muito.
- Na corrida, começo tentando inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Sem forçar. Só que chega uma hora que meu batimento caridíaco aumenta muito, aí para baixá-lo faço a respiração forçada.
- Normalmente depois da respiração forçada na corrida, acabo dando uma relaxada e respiro pela boca.

Mas a idéia é respirar forçado para baixar o meu BC e respirar normal quando estiver bem.

No início sentia muito dor no nariz. Muita mesmo. É um ressecamento absurdo, sei lá. E quando respirava pela boca, sentia dor no peito. Era horrível.
Agora estou conseguindo controlar melhor.

Ontem na caminhada, já senti essa dorzinha do lado direito. Como eu já tive hepatite, o meu médico já havia me dito que quando eu fizesse esforço, que eu poderia sentir essa dor. Mas ele falou que era só dá uma diminuída, respirar legal, que a dor ia passar. E é isso que eu faço ;-)

Acho que com o tempo, aprenderemos a respirar melhor, sem problemas.

Beijinhos!

Anônimo disse...

bom comeco